Nutrição

Dieta low carb: conheça os benefícios e veja algumas dicas

Dieta é assunto sério para quem quer emagrecer, mas você sabia que existem vários tipos e que cada uma age de um jeito diferente?

No artigo de hoje vamos falar sobre a dieta low carb que, como o nome sugere, funciona com a ingestão de carboidratos em menor quantidade.

Você vai encontrar dicas e benefícios para emagrecer com saúde e sem exageros, continue lendo!

O QUE É DIETA LOW CARB?

Como dissemos acima, a dieta low carb atua através de uma ingestão menor de carboidratos, que estão presentes no pão, arroz, macarrão e batata, por exemplo.

Se você quer emagrecer de maneira saudável, você deve se atentar para não reduzir esse consumo de maneira extrema, como abaixo de 40% por dia.

Não só o carboidrato, mas a proteína e principalmente a gordura também devem ser bem controlados com uma redução de 10% e com melhora nos alimentos consumidos.

ALGUNS BENEFÍCIOS DA DIETA LOW CARB

Conheça agora alguns benefícios da dieta low carb quando feita de maneira correta:

– Emagrecimento:

Ao consumir alimentos menos gordurosos, com nível de açúcar baixo ou moderado, o corpo queimará o estoque de gordura entre as refeições.

– Prevenção de diabetes:

O carboidrato vira açúcar no sangue, ao consumir uma quantidade menor, você diminui o risco de ter diabetes tipo 2.

ALIMENTOS PERMITIDOS NA DIETA LOW CARB

A dieta low carb é composta por verduras, legumes, proteínas, frutas e fontes de gordura. Vamos explicar um pouco melhor abaixo:

VERDURAS E LEGUMES

Nem todas as verduras e legumes são low carb, as principais opções permitidas no cardápio são:

– Abobrinha,

– Brócolis,

– Couve-Flor,

– Acelga,

– Cogumelos,

– Aipo,

– Tomate Cereja,

– Couve,

– Agrião,

– Pimentão,

– Aspargos,

– Abobrinha,

– Berinjela,

– Espinafre,

– Pepino,

– Cebola,

– Chuchu,

– Vagem,

– Rúcula,

– Escarola,

– Alho-Poró,

– Alface.

PROTEÍNAS

Os alimentos ricos em proteínas são:

– Carnes magras (patinho, filé mignon, alcatra),

– Peixes,

– Aves sem pele,

– Ovos,

– Leites desnatados e queijos,

– Soja,

– Quinoa.

FRUTAS

Ao contrário do que parece, as frutas também não são todas low carb, isso acontece porque a frutose delas é uma fonte de carboidrato.

Algumas frutas liberadas no low carb:

– Abacate,

– Morango,

– Pêssego,

– Melão,

– Coco.

FONTES DE GORDURAS

Muitos alimentos ricos em gorduras possuem pouca quantidade de carboidratos, mas alguns deles não são tão saudáveis para usar na sua dieta low carb.

O ideal é procurar consumir gorduras boas, como as insaturadas. Você pode encontrá-las em:

– Abacate,

– Azeite,

– Sementes (gergelim, Linhaça, chia, girassol, abóbora),

– Nozes e castanhas.

DICAS PARA ARRASAR NA DIETA

Você já deu uma olhada no que pode entrar no seu cardápio de dieta low carb, agora temos algumas dicas adicionais para te ajudar a emagrecer com saúde:

– Não fique mais de 4 horas sem comer;

– Durma bem, durante o sono o corpo produz um hormônio capaz de controlar a fome durante o dia;

– Beba pelo menos 2 litros de água por dia;

– Coma bastante salada, escolha legumes e verduras que você gosta e não sejam muito calóricos;

– Evite o excesso de sal e sódio para fugir da retenção de líquido;

– Prefira refeições menos calóricas e gordurosas.

Além disso, é sempre bom consultar um nutricionista para montar sua dieta de emagrecimento saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *